Un progetto che si sviluppa principalmente nella regione metropolitana della città di Petrolina, nello Stato del Pernambuco in Brasile, attraverso una rete di collaborazioni con enti pubblici, privati e società civile a livello locale e internazionale.

“Dalla nostra esperienza, iniziata nel 2002, abbiamo la consapevolezza che l’incontro, il dialogo e la collaborazione alla pari costituiscono il Cuore di un approccio interculturale e di una relazione autentica. Sono fonte di grande ricchezza per il benessere degli esseri umani e della società e per una migliore presa in carico e risoluzione delle situazioni di bisogno che ogni comunità si trova ad affrontare.”

Nicola Andrian e Isabella Polloni - En.A.R.S.

venerdì 5 dicembre 2014

Cittadinanza - Giovani italiani concludono il tirocinio a Petrolina - Homepage Città di Petrolina-PE

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=4051

Cidadania – Jovens Italianos concluem estágio em Petrolina


A Secretaria da Cidadania através da Superintendência da Juventude parabeniza os jovens vindos da Cidade de Padova na Itália. Lisa Gilari, Alberto Tavian e Claudia Tucci, através do Projeto BEA, concluiram estágios em órgão públicos. Todos estudam no curso de Ciencias da Educação e da Formação na Universidade de Padova /Itália.

Claudia Tucci escolheu o Centro da Juventude, onde fez estágio voluntariamente nesse período como Educadora Social e lá fez troca de conhecimento e cultura. Ela deu aula de italiano na Faculdade de Formação de Professores de Petrolina -FFPP/UPE,como parte da grade curricular.

Segundo Claudia, estar em Petrolina foi a oportunidade de criar e superar preconceitos culturais existentes entre o velho mundo e países Sul-americanos. “Essa troca de conhecimento é sem dúvida enriquecedora. Cada jovem que vem da Itália para Petrolina sai daqui com outra visão do que é o nordeste brasileiro, até por que o que aqui vimos foi riqueza ilimitada de conhecimento e, pricipalmente, de carinho e de amizade.”, disse a estagiária.

Para o Superintende da Juventude, Robson Rocha, foi um momento especial onde a interculturalidade foi a vencedora mais uma vez . “Esse é um Programa rico que me anima bastante pelo fato de trabalhar com jovens em vulnerabilidade social. Através do Projeto BEA é possível realizar a troca de idéias entre os dois mundos e colocar outra cultura no mundo de cada jovem que freqüenta o Centro da Juventude”, frisou o superintendente.

Programa Vida Nova 

Promovido pela Superintendência da Juventude, o programa assegura o desenvolvimento pessoal e social e qualificação profissional de adolescentes e jovens na faixa etária de 16 a 28 anos, em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, por meio de ações que promovam a inserção ou reinserção familiar ou comunitária, na escola e no mundo do trabalho.

Texto Cauby Fernandes/ASCOM-Cidadania

Nessun commento:

Posta un commento